Como montar um e-commerce

Como montar um e-commerce

Por incrível que possa parecer, montar uma loja virtual não é tão complicado quanto muita gente pensa. Se você souber quais caminhos seguir, o processo se desenrola de forma bastante fácil. O segredo para montar um e-commerce é conhecer as ferramentas disponíveis e qual o melhor caminho a seguir. Quando você descobre quais são as melhores opções para criar o seu comércio eletrônico o processo fica bem mais rápido e sem custos desnecessários. O desafio de abrir uma loja virtual de sucesso envolve muitas variáveis e antes de tudo, é necessário definir um projeto de e-commerce.

Quando se fala em como montar um e-commerce, nem sempre o que vem primeiro é a primeira coisa a ser feita. Por exemplo. Para ter uma loja virtual você precisa de um endereço na Internet correto? Então esta seria a primeira providência a ser tomada, não parece? Engano seu. Como o seu domínio vai interferir de forma marcante no processo de divulgação da sua loja virtual o domínio deve ser planejado juntamente com a  estratégia de marketing e inserção da loja nas ferramentas de busca. Esse é apenas um exemplo de como o processo todo deve ser meticulosamente planejado para que você não se decepcione ou tenha gastos desnecessários.

Portanto ai vão alguns detalhes que devem ser observados durante o processo de criação de uma loja virtual e definição do seu projeto de e-commerce:
 

Provedor de Hospedagem

A questão do provedor de hospedagem é outro problema para que deseja saber como montar um e-commerce. Hospedar um site estático baseado em linguagem HTML é uma coisa. Fazer a hospedagem de um sistema dinâmico como o de uma loja virtual com acesso constante a banco de dados e outras funções interativas é uma coisa completamente diferente. Muitos lojistas se enganam a respeito da importância de um provedor de hospedagem. Não se iluda com planos de hospedagem “baratinhos” e“sem limites”. O prejuízo é certo e se tem uma coisa que uma loja virtual não pode fazer é se dar ao luxo de ficar fora do ar. Peça informações, verifique você mesmo com usuários do serviço, visite lojas virtuais instaladas no provedor para ver se elas estão realmente funcionando e qual a velocidade de resposta que elas estão apresentando. Não se deixe levar por propaganda.
 

Design

A organização do conteúdo é fundamental para que seus clientes tenham uma boa experiência de navegação em sua loja, é o que chamamos de usabilidade. Para isso planeje cuidadosamente o conteúdo da sua loja como por exemplo a árvore de departamentos e seções, a parte de atendimento ao cliente e outras informações que devem estar disponíveis em seu comércio eletrônico.
 

Escolha das Formas de Pagamento

Quais são as opções de pagamento que você pretende disponibilizar em sua loja virtual? As opções de pagamento online são as mais utilizadas, além é claro do boleto bancário, mas mesmo dentro destas opções você deve verificar a viabilidade de cada uma como por exemplo tarifas e prazos de recebimento. Verifique se para a sua estrutura seria o caso de fazer o processamento dos cartões de crédito direto com as administradoras ou se seria mais interessante usar uma forma terceirizada como o PagSeguro ou Pagamento Digital. Os cálculos devem ser precisos caso contrário seu lucro acaba na mão do banqueiro.
 

Estratégia de Marketing

Planeje desde o início qual será a sua estratégia dedivulgação da loja virtual e que ferramentas você usará. A princípio você pode até usar uma campanha de links patrocinados, mas isso deve ser transitório. Um bom trabalho de otimização para ferramentas de busca – SEO é fundamental porque trará tráfego qualificado para sua loja virtual e é bem mais barato que o uso de links patrocinados dentro de uma visão de médio e longo prazo. Aliado a isso é necessário estruturar a sua estratégia de e-mail marketing além é claro de selecionar a ferramenta que você vai utilizar nas sua ações de mailing.
 

Logística

Pontualidade nas entregas é fundamental para o sucesso de um ecommerce. Organize minuciosamente a sua seqüência de despacho para que seus clientes não passem pelo dissabor de esperar pelo produto e não receber. Correios e transportadoras são as formas mais usadas no comércio virtual e você deve analisar em qual das opções seus produtos se encaixam.
 

Gerenciamento

Quem irá gerenciar a sua loja virtual? O “garoto que mexe com internet” não é a pessoa mais indicada. Loja virtual não é vídeo game e precisa de uma pessoa que esteja interada das necessidades e oportunidades que existem na mundo do varejo virtual para que você possa extrair o máximo do seu investimento. Contrate ou treine alguém da sua equipe para assumir este negócio da sua empresa. crie a cultura do comércio eletrônico em sua empresa e tente engajar toda a equipe neste projeto, mesmo que de forma indireta, dando sugestões e opiniões. A loja virtual não é um negócio do “pessoal do escritório”é um negócio de toda empresa.
 

Posicionamento

A sua empresa deve estar posicionada no sentido de acolher o comércio eletrônico como mais uma ferramenta de geração de receitas e oportunidades de negócios. O e-commerce definitivamente não é mais uma moda e sim um novo campo para a expansão dos seus negócios. O e commerce deixou de ser uma opção e cada vez mais se torna uma exigência do mercado.

Fonte: Blog do Ecommerce

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